Notícias

Atividades de Outubro a Dezembro
12 fev
2.698 visualizações

Atividades de Outubro a Dezembro

 

Curso de Socorros em Ambientes Naturais

Em outubro de 2019 em parceria com a empresa Trilha do Sul realizamos o curso de Socorros em ambientes Naturais

Lançamento do Livro Mandarim Celestial

Em 18 de outubro participamos do lançamento do Livro, Mandarim Celestial do membro do IMMA professor Dr. Yu Tao no Shopping Via Sul no Rio Tavares.

 

Manejo da Trilha da Fortaleza/Galheta e corte de Pinus Elliottii. Em 20 de outubro iniciamos o manejo da trilha da Fortaleza da Barra para a Galheta e o corte de pinus elliottii nas proximidades da trilha e colocação de placas e portais em parceria com a Fundação de Meio Ambiente de Florianópolis, FLORAM.

 

 

 

 

Trilha Solidária

No dia 26 outubro,  realizamos uma trilha solidaria para arrecadar material para o hospital do Cancer em parceria com a empresa de turismo Aventura 1.

Parceria com a Arquitetura da UFSC

Em 28 de outubro de 2019, iniciamos uma parceria com o curso de Arquitetura da UFSC através do professor Martin Ordenez indicado pelo doutorando Rafael Giaretta, Ele achou interessante o trabalho que fazemos com a trajetória  do sol, e disponibilizou o equipamento (solarscópio) para simular a trajetória do sol em contrapartida levarmos seu alunos para experienciar o movimento aparento do sol nos sítios megalíticos. Foi nos proposto participar de sua aula onde conservamos posteriormente sobre as possibilidades de atividades em conjunto.

Projeto Arqueoastronomia com a Escola Orestes Guimarães

No dia primeiro de novembro palestramos e levamos na trilha uma turma de estudantes e professores da Escola Orestes Guimarães de São Bento do Sul, SC.

Projeto humanitário na Aldeia  Guarani M’Biguaçu

No dia 4 de novembro levamos alimentos para o povo Guarani  da aldeia de Biguaçu uma parceria com Débora Dalsasso e Espaço Centro Arvore Raiz com quem nos unimos através de programas comunitários de arrecadação de alimento e ajuda na aldeia.

Projeto Arqueoastronomia com a escola Nova Acrópole

No sábado 9/11/ 2019 veio mais uma turma de estudantes e instrutores  da escola Nova Acrópole

Projeto Arqueoastronomia e o Despertar das Sensibilidades

Cristal doado pelo espaço AVIVA

No dia 15 de novembro nós membros do IMMA levamos um grande cristal para colocar no Dólmen da Oração e nos reunimos para estudar e meditar no Observatório Pedra Virada. O cristal foi roubado duas semanas depois.

Desvio Megalítico

Em 17/11/2019 Emerson Veloso publicou fotos do Observatório de Itaguaçu, Florianópolis Santa Catarina onde ele percebeu um desvio de um grau no alinhamento do sol. O mesmo desvio estamos percebendo no alinhamento em alguns monumentos. Isso nos remete para o ano  -11. 900  antes de Cristo, posição em que o sol estava na posição dos megálitos de hoje.

 

Projeto Arqueoastronomia e o Despertar das Sensibilidades

Para iniciar o ciclo da Fertilidade dia 25 de novembro realizamos uma vivencia sonora com palestra.

Ação IMMA e FLORAM no Santinho

28 de novembro em parceria com a FLORAM eliminamos as exóticas Pinus elliottii e eucaliptos do Parque Lagoa do Jacaré Dunas do Santinho.

Cortamos cerca de 150 exóticas e tiramos os arrebentos de 123 palanques de eucaliptos.

 

Parceria UFSC/IMMA

No dia 30 de novembro  palestramos e acompanhamos  alguns alunos da UFSC e contamos com a presença do professor Martin Ordenez

do Departamento de Arquitetura.

Arqueoastronomia no curso de Turismo do IFSC

Iniciamos o mês participando de um seminário de turismos místico promovido pelos alunos do curso de Turismo do Instituto Federal de Santa Catarina, onde apresentamos o tema Arqueoastronomia no Brasil e no Mundo.

Experience: 2020 o despertar da Consciência

05/12/2019

Recebemos a visita de Carina Greco e Fabio Santos para uma conversa sobre os estudos da arte Rupestre e da arqueoastronomia em Florianópolis https://www.youtube.com/watch?v=XyrbO3PSg7s&feature=youtu.be

Também palestramos com  Ted  Heidk no centro de conferencia do Hotel Blue Tree Tower no dia seguinte. Como prévia do Experience 2020: o Despertar da Consciência que tem como  palestrantes confirmados: John De Souza, Sixto Paz, Eleanor Luzes, Rodrigo Romo, Carina Greco, Fabio SantoS, Ted Heidk e Adnir Ramos (Maninho) 

Geoglifos em Santa Catarina

06/12/2019

O Paleontólogo Dr. Alceu Ranzi, membro do grupo de estudos do IMMA anunciou para o grupo de pesquisa a descoberta de um importante Geoglifo em Santa Catarina, no município de São Joaquim, por estar em propriedade particular o local exato não pode ser disponibilizado.

Arqueoastronomia em evidencia

07/12/2019

Abertura da exposição de Arte da artista e escritora Amanda Melo Mota que trabalhou o tema “Cosmografias Atemporais” usando como suporte os nossos monumentos megalíticos e nosso acompanhamento. Foram quase dois anos de pesquisa e dedicação da autora. O resultado foi uma excelente amostragem de sua criatividade em plena harmonia com o complexo megalítico de Florianópolis.

 

 

GT Roteiro do Ambiente: Caminhos e Trilhas da Ilha de Santa Catarina

09/12/2019

Participamos da reunião do grupo de trabalho Roteiros do Ambiente: caminhos e Trilhas da Ilha de Santa Catarina para deliberar junto com a FLORAM  o manejo de algumas trilhas e sobre  o problema de algumas trilhas que estão sendo abertas no maciço da Costeira para uso de esporte. Na oportunidade o horto da Lagoa do Peri administrado pelo DPUC cedeu-nos  cerca de 45 mudas de arvores nativas da Mata Atlântica para replantio na UC. Monumento Natural Morro da Galheta,  entre elas cedro rosa, peroba, canela sassafrás , palmito Jussara, bacopari, sobraji, ingá.

 

Projeto Arqueoastronomia e o Despertar das Sensibilidades

14/12/2019

Realizamos uma  vivência com Hatha Yoga,  Meditação Sonora  com a Sagrada Sinfonia e Palestra

Projeto humanitário na Aldeia  Guarani M’Biguaçu

16/12/2019

Recebemos um WhatsAap de Débora Dassalso me comunicando que na Aldeia de Guarani de Biguaçu  que uma moça se mudou para a Aldeia com uma doença neurológica degenerativa que esta levando a falência múltipla dos órgãos e veio para ser cuidada pela irmã e foi lhes concedida uma casa com a energia elétrica cortada, sem fogão, geladeira, cama, e muitas outras coisas. Na ocasião levamos um fogão a gás, um botijão cheio de gás e doamos 30 metros de fio e reinstalamos a luz elétrica na casa. Organizamos um grupo no Whatsap que nos ajudou a comprar uma geladeira, comida, microondas, sofá, televisão, aparelho de celular e colchão ortopédico. O Centro Arvore Raiz também fez campanha para arrecadação de roupas e alimentos.

Solstício de Verão 2019  / Programação

20/12/2019

Iniciamos a programação de solstício de Verão começamos pela observação do sol na Pedra do Frade na Barra da Lagoa. Vieram pessoas de Curitiba, Blumenau e Camboriú alem das pessoas daqui de Florianópolis. Inclusive  a TV https://www.youtube.com/watch?v=bDZJskTxVVc

Arqueoastronomia no Norte da Ilha de Santa Catarina

Na tarde fomos para o norte da ilha e  visitamos  dois megalítos, um em Santo Antonio de Lisboa e outro em São José da Ponta Grossa, mas as nuvens encobriram o céu.

Abertura do Portal de Solstício de Verão

21/12/2019

Abertura do portal com Ana Rocha + palestra com Adnir Ramos no Dólmen da Oração

46ª caminhada arqueoastronômica publica gratuita

22/12/2019

Realizamos a 46ª caminhada arqueoastronômica publica gratuita  em defesa e reconhecimento dos monumentos megalíticos do Brasil .

Projeto Arqueoastronomia e o despertar das sensibilidades

Na tarde realizamos uma  harmonização Global que aconteceu simultaneamente em várias partes do planeta onde pessoas se reuniram para tocar tigelas de cristal

Arqueoastronomia no Sul da Ilha de Santa Catarina

24/12/2019

Denise de Paulo, Marcelo Garcia e Jennifer Avi documentaram  o nascer do sol no Menir do Morro das Pedras no Sul da Ilha, e eu e Thiago documentamos o Nascer do Sol na Pedra do Frade a partir da praia da Barra da Lagoa.

Arqueoastronomia na Pedra do Frade da Barra da Lagoa

25/12/2019

Documentamos pela primeira vez o nascer do Sol na Pedra do Frade a partir da praia da Barra da Lagoa.

Arqueoastronomia no Morro da Galheta

25/12/2019

Documentamos pela primeira vez o por do Sol na Pedra do Pensador no Morro da Galheta

Arqueoastronomia na Ponta do Gravatá

28/12/2019

Documentamos o nascer do sol na Pedra da Canaleta na Ponta do Gravatá, Florianópolis.

Arqueoastronomia no Observatório Pedra Virada do Morro da Galheta

30/12/2019 documentamos o por do sol no Observatório Pedra Virada as 19 horas.

Arqueoastronomia em Governador Celso Ramos

06/01/2020

Fomos documentar a Pedra do Amendoim em Governador Celso Ramos, na praia da Armação. Ao chegar no local identificamos três pedras que chamam a atenção por estarem bem posicionadas em cima de um grande bloco de granito. Duas delas  formam uma fenda por onde nosso aplicativo indicou a passagem do sol no Solstício de Verão.  Quando chegamos perto descobrimos que a Pedra do Amendoim que estávamos procurando estava bem ao lado norte dela. Conversei com um pescador dali do local que contou-me que seu pai plantava feijão, milho e mandioca e também amendoim nas proximidades da pedra e que as três pedras tem o nome de Pedra do Três. Eles não fazem a mínima ideia de que elas pertençam a um calendário solar, lunar e estelar. Na verdade as pedras continuam chamando a atenção, mas ainda são poucos os que se ocupam em observá-las. O apelido do Pescador é Zezinho! Fomos informados de outros megálitos na região, porem deixamos para uma próxima expedição.

Arqueoastronomia em Laguna por Rafael Pessi

11/01/2020

Rafael Pessi publicou no grupo do IMMA as fotos de suas  observações e pesquisa Barra e na morro da praia do Gravatá em laguna.  Ele mostrou os megálitos ali existentes e suas relações com o solstício de verão.