Atividades

Relatório das Atividades de Equinócio
4 de outubro de 2022 -

Relatório das Atividades de Equinócio

Trilha do Dólmen da Oração

Durante o mês de setembro de 2022 realizamos algumas atividades na Unidade de Conservação Monumento Natural  Morro da Galheta – MONA Galheta, para celebrar a chegada da primavera e divulgar os sítios megalíticos por nós pesquisados.

Imagem – Designer Victoria Bernardi

AÇÃO AMBIENTAL

No dia 14 de setembro de 2022 realizamos um mutirão para corte de arvores exóticas invasoras (pinnus elliotti) e plantio de mudas de arvores da Mata Atlântica.  Essa foi uma pauta decidida na reunião do conselho entre as UCs Lagoa do Jacaré Santinho e Mona Galheta – GALSAN, numa ação conjunta  para diminuir os impactos causados pelas exóticas nas UCs.

O evento havia sido programado para o dia 13/09/22, mas devido ao volume de chuva decidimos em conjunto transferir para o dia seguinte, e com isso perdemos a participação de pelo menos 10 pessoas que haviam se programado para o dia 13/09.

A ação teve inicio as 9 horas da manhã no portal de entrada da Trilha do Dólmen da Oração onde o Diretor do Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arqueoastronomia – IMMA, apresentou as pesquisa em arqueoastronomia no MONA Galheta e as outras ação de restauração da cobertura vegetal do Morro da Galheta.

Contamos com a presença da equipe do Departamento de Unidades de Conservação – DEPUC/FLORAM, IMMA, AVIVA  e pessoas independentes

O DEPUC disponibilizou mudas para o enriquecimento da flora do MONA Galheta: Eugenia Multicostata – araçá-mulato (x4) Aspidosperma sp. – peroba (x10) Ocotea odorífera – canela sasafrás (x10), Mangolia ovata – bagacu-da-mata (x6) Roupala montana – carvalho (x2).

Após determinarmos o cronograma e onde faríamos as ações, nos encaminhamos para fazer o plantio das mudas no decorrer do percurso até a trilha do Dólmen da Oração. Chegando no observatório arqueoastronômico foram apresentados os alinhamentos astronômicos nos megálitos Dólmen da Oração, Pedra Virada e Menir Central. A ação de plantio e de corte das árvores continuou no Caminho dos Reis – atualmente restaurado pelo IMMA em função do valor histórico e da gravura rupestre que se encontra no percurso.

Após o plantio de mais algumas muda nos dividimos em duas equipes, uma deu continuidade a uma ação que começou em 2010, e se estendeu por 2016, 2017, 2019 e 2021, onde foi derrubado mais de 3 mil árvores de pinnus ellioti adultos e milhares em fase de crescimento ( hoje a mata está se restaurando com a presença de diversa espécies, destacando-se o cedro rosa do banco de semente do próprio morro). Nessa região cortamos cerca de 65 árvores pinnus elliotti adultos e outro tanto de pinnus ainda jovem na borda onde havíamos feito a última ação.

No Caminho dos Reis optamos pelo anelamento dos pinnus,  pois a ação que realizamos em 2010 de desbaste das menores cedeu espaço para a mata nativa e seria prejudicial derrubar árvores adultas em cima de árvores nativas jovens.

No dia seguinte recebemos um grupo de estudantes da Escola Cuca de Itapema que vieram visitar a trilha do Dólmen da Oração com o propósito de estudar o meio ambiente. Na ocasião aproveitamos para enriquecer a visita plantando mais algumas mudas das que haviam sobrarado.

No dia 15/09/22 também saiu uma matéria falando sobre os misteriosos e místicos monumentos de Florianópolis. https://www.uol.com

https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2022/09/15/os-misteriosos-e-misticos-monumentos-de-florianopolis-que-atraem-turistas.htm

 

No dia 18/09 Participamos do Festival Viva a Lagoa promovido pela ACIF, com palestra e caminhada na trilha do Dólmen da Oração.

Descritivo desse dia.

Havia 9 pessoas inscritas para a caminhada, porém no dia, somente 3 compareceram. Talvez devido à instabilidade do clima, que apesar de amanhecido com sol, chuvas isoladas foram transformando a paisagem e deixando um clima de insegurança. Dos três participantes, dois vieram do Rio Grande do Sul e uma veio de Brasília. Iniciamos com uma palestra no IMMA falando sobre a interpretação da arte rupestre no litoral  catarinense e depois percorremos a trilha onde foram apresentados os monumentos megalíticos do observatório arqueoastronômico da Unidade de conservação Monumentos Natural Municipal Morro da Galheta.

O resultado final é que um dos participantes sabia da existência de monumentos megalíticos no Rio Grande e encaminhou os links das pesquisas, fortalecendo as pesquisas do IMMA e criando um intercâmbio cultural

 Percepção da participação no Festival Viva a Lagoa

Estar envolvido nos Movimentos que ressaltam a importância do turismo consciente na Bacia da Lagoa da Conceição, além de enriquecer nossas pesquisas, contrinui para a divulgação do nosso patrimônio e nossos empreendimentos. A questão que vale pontuar é que sentimos a ausência de representantes da organização do Movimento na nossa Ação.

Atividade de Equinócio dia 21/09 Quarta-Feira

Na manhã do dia 21 recebemos os estudantes do 6º anos da escola Anabá que estavam aprendendo e estudando o movimento do sol. O amanhecer foi muito especial com o nascer do sol quase no horizonte, possibilitando a alguns estudantes observar o sol no triângulo formado entre as pedras que marcam o equinócio. Não foi possivel que todos observassem em decorrência da precisão em que os megálitos marcam os eventos dos equinócios.

Registro do feedback da professora Simone Lôpo: “Boa noite! Muito obrigada, Adnir,  por tão rica vivência. Tenho certeza, que irão lembrar sempre, com carinho.”

Entrevistas na TV

Também recebemos a visita da equipe de Jornalismo da NSCTV, Fernanda Moro – repórter, Otávio Brasiliense – cinegrafista e Leandro Carbone – produtor, encaminhado pelo editor do Jornal do Almoço Rafael Thomé.

O resultados foi surpreendente. Milhares de pessoas tiveram acesso ao jornal do Almoço e outros tele jornais se interessaram pelo assunto.

Retorno [12:29, 21/09/2022] Leandro Carbone Repórter: Bom dia, amigo. Ótimas notícias.

O VT vai ao ar hoje, aqui à pouco no JA.

Amanhã o Hora 1 da Globo nacional e o Bom Dia Santa Catarina querem fazer ao vivo lá de cima falando do alinhamento e o equinócio.

Nossa equipe sai mais cedo, 03:30, o Hora começa às 04h e vamos entrar ao vivo perto das 05h. Não vamos precisar de entrevistado, mas precisamos acessar a trilha e ver se teria alguém para acompanhar a subida da equipe. vamos ficar no local para vivos dos dois jornais, Hora 1 (BR) e BDSC (SC)

Alinhamento de conjunto de pedras com o sol anuncia a chegada da primavera

4 minExibição em 21 set 2022
Fenômeno pode ser visto no Morro da Galheta, no Leste da Ilha

https://globoplay.globo.com/v/10954787/

Fenômeno em praia de Florianópolis anuncia a chegada da primavera

7 minExibição em 22 set 2022
Alinhamento de conjunto de pedras com o sol pode ser visto no Morro da Galheta, no Leste da Ilha
https://globoplay.globo.com/v/10956712/

Na Galheta, alinhamento do sol com conjunto de pedras marca início da primavera

2 minExibição em 22 set 2022
Na Galheta, alinhamento do sol com conjunto de pedras marca início da primavera
https://globoplay.globo.com/v/10958178/

Na sexta feira dia 23/09

Recebemos a visita das aluna do centro de terapia Qi Hai, e no alto do Morro da Galheta Ana Rocha fez uma cerimonial ao nascer do sol alinhado no observatório dos Equinócios. A maioria dos participantes receberam a luz na testa (terceiro olho) por ocasião do alinhamento. Foi incrível ver a alegria das pessoas. Em seguida o sítio megalítico foi apresentado a todos os participantes envolvidos no evento.

Pesquisa

Alem de documentar o alinhamento no nascer do sol, também documentamos a sombra das pedras, principalmente ao meio dia solar com registros através de drone onde estamos analisando uma pequena pedra próxima ao menir dos equinócios no observatório Pedra Virada.

Foto do dia 22/09/2022 – 09:19

 Foto do dia 22/09/2022 – 12:10 Foto do dia 22/09/2022 – 12:o6 Foto do dia 22/09/2022 – 12:07

Pesquisa na Ilha do Campeche

No dia 23 também fomos para a ilha do Campeche levar um grupo e documentamos a sombra da Pedra Fincada ao meio dia solar.

Imagem – Designer Victoria Bernardi

 Foto 23/09/2022 – 12:09 Foto 23/09/2022 – 12:09 Foto 23/09/2022 – 12:09 Foto 23/09/2022 – 12:10Foto 23/09/2022 – 12:10

Foto 23/09/2022 – 12:11 Foto 23/09/2022 – 12:11

Dia 24/09/22 – Sábado

Nossa atividade de equinócio de primavera do dia 21/09 foi transferida para o dia 24/09 sábado devido as condições climáticas.

O céu amanheceu perfeito, sem nuvem e compareceram para a atividade mais 60 pessoas pela trilha do Dólmen da oração e uma outra grande quantidade pela trilha pública. Ao todo havia mais de 100 pessoas assistindo e participando da meditação conduzida por Victor Sussekind e Victória Bernardi com tigelas e gong. Também foi dada uma palestra para todos os participantes após a projeção do feixe de luz finalizar.

Enquanto o alinhamento solar acontecia os participante iam de um a um passando no ponto equinocial do sítio megalítico ao som gong e das tigelas. Nesse momento também documentamos com fotos de 10 em 10 minutos através de drone.

Imagem – Designer Victoria Bernardi

Fotos de Drone do amanhecer até as 12 horas do dia 24/09/2022

Foto Cristian Brun

Foto Cristian BrunFoto Cristian Brun

Foto Cristian BrunFoto Cristian BrunFoto Cristian BrunFoto Cristian BrunFoto Cristian Brun

Imagem – Designer Victoria Bernardi

Ainda no dia 24/09, à tarde, tivemos a 56ª caminhada Arqueoastronômica Solidária, que contou com a presença de uns 30 participantes que doaram alimento, agasalhos e contribuíram com 15 reais por pessoa para ajudar na compra de passagem para artesãos guarani da Aldeia Feliz participarem de uma feira de artesanato em Belo Horizonte.

Foto Tais Ferreira

 Foto Josué Muller Foto Josué MullerFoto Josué Muller

Foto Josué Muller Foto Josué Muller Foto Josué Muller Foto Josué Muller Foto Josué MullerFoto Josué Muller

Pesquisa

O astrônomo Alexandedre Amorim nos passou a seguinte informação:

Mas se estás preparando a caminhada do equinócio, a dica é a madrugada porque você observará uma bela Lua minguando, exibindo a Luz Cinzenta. Marte se destaca na constelação do Touro, cerca de 8 graus à leste de Aldebarã, enquanto que Júpiter já caminha para o poente.

Agora, se você pretende fazer a caminhada do Equinócio no pôr-do-sol, preste atenção no nascer de Júpiter: ele nasce às 18:23 em azimute 90 graus. O senhor sabe o que isso significa? Que Júpiter nasce bem na direção do alinhamento do equinócio.
Na 12ª Caminhada, em 18 de setembro de 2010, nós observamos Júpiter nascendo nesse alinhamento (ver foto anexa).
E 12 anos depois, Júpiter volta a transitar essa posição, pois isto está relacionado com o período sideral de Júpiter que é de 11,8 anos

Esse ano não conseguimos registrar, no sábado Jupiter ainda estava a 89 graus do azimute. Como a precisão no triângulo é muito marcante, esse fenômeno só poderia ser visto entre os dias 26 e 27 de setembro, porém o tempo estava nublado.