Atividades

Relatório da Caminhada solidária em prol do povo Guarani
23 de outubro de 2022 - 16 horas
rua Laurindo José de Souza, 188 Fortaleza da Barra da Lagoa

Relatório da Caminhada solidária em prol do povo Guarani

Relatório da Atividade

Objetivo: transparecer os acontecimentos na trilha do Dólmen da Oração

Iniciou-se conforme o horário programado, mas uma forte trovoada e o congestionamento no transito impediu a presença de muitos participantes.

Apos o encontro na sede do IMMA  iniciamos a trilha passando na Plataforma de observações Arqueoastronômicas  onde expliquei o movimento dos astros no cimo morro da Galheta  a partir dela. Quando chegamos no portão da trilha a chuva forte começou a cair,  entramos no bote (Marisca) no Museu da Pesca  e aproveitei para falar sobre o início da pesquisa que aconteceu exatamente naquela embarcação. Foi algo muito mágico, enquanto eu ia falando a chuva caia com o brilho do sol que já surgia por baixo das nuvens da trovoada. Em menos de 15 minutos toda aquela tempestade se deslocou para o mar. Juntei todos os meus painéis e subimos a montanha. Chegamos no Dólmen da Oração o céu estava mesclado, e outra trovoada já se anunciava e vinha com força total. Apresentei o funcionamento do Dólmen e recitamos o Mantra: Eu Sou Abençoado, Eu Sou Amado e Eu Sou Feliz 12 vezes, isso já se tornou uma pratica em nossas caminhadas. Dali nos dirigimos para o observatório Pedra Virada onde algumas pessoas desafiaram e escalaram as Pedra Virada. Preparei os painéis e apresentei a interpretação da arte rupestre, enquanto isso a trovoada foi se aproximando e se jogando para o mar na Ponta do Gravatá, mas ainda assim a beirada da chuva passava por nós e enquanto eu apresenta cada painel eu cedia para servir de guarda chuva, a apresentação se concluiu e vimos que uma aguaceiro forte nos pegaria, então estendemos uma lona sobre uma corda amarrada em dois coqueiros e sobre uma peque arvore e ficamos ali por uns 15 minutos  curtindo a passagem da trovoada que foi se deslocando para o mar, cena espetacular, por cima o céu escuro e por baixo o céu rosado. Demos a atividade por finalizada, mas permaneci no morro com, Vladimir, Aline e Dianne que veio de Blumenau especialmente para a atividade e estava vibrando de felicidade. Nesse momento Aline pegou sua bússola onde constatamos que a energia magnética no local fazia com que o ponteiro da bússola girasse em torno do seu eixo sem parar e não encontrasse o norte. Foi uma experiência incrível, descobrir que estávamos num campo carregado de energia magnética e um nulo magnético nos cercava. Em seguida resolvemos ir até o Menir Central quando outra tormenta passava ao nosso lado norte sem nos atingir. Foi uma experiencia desafiadora que quase me fez desistir de passar no Menir e Central onde constatamos a mesma intensidade magnética na bússola.

Contamos com a presença de uns 20 participantes, mas arrecadamos uns 130 quilos de alimentos e bastante agasalhos com a ajuda do espaço holístico e terapêutico Arvore Raiz que arrecada alimente como permuta de terapias.

Entrega das doações

Fomos na Aldeia Feliz em Major Gercino, SC  onde entregamos os alimentos e agasalhos na casa de Fabiana e Luciano no dia 08/11/22 e para ser encaminhado para um novo assentamento no Castelo dos Bugres, Serra dona Francisca, Joinville, SC. a Aldeia  Javy,tekoa takuaty. No mesmo dia, no período da noite as doações foram em caminhadas e Luciano recebeu a fotos e me encaminhou dia 09/11/22. segue as fotos e vídeos.

Artesanatos

Também adquirimos uma boa quantidade de artesanato para colocar a venda a preço de custo na loja do IMMA para incentivar a sustentabilidade na aldeia.

 

Atenção aventureiros e aventureiras de plantão… Estamos convidando a todos para participarem do próximo evento Solidário em prol do povo indígena Guaranis de Biguaçu.

Domingo 23 outubro 16h

O evento ocorrerá no Dólmen da Oração e será uma oportunidade incrível de conhecer mais sobre os enigmas das inscrições rupestres e dos calendários em pedras através da palestra do antropólogo Adnir Ramos.

Participação Solidaria através de doações de alimentos não perecíveis e roupas de todas idades em bom estado de conservação.

Programação:
16:00 Receptivo no auditório do IMMA
Palestra com Adnir Ramos e após subiremos até o Dolmém da Oração para contemplação no por do sol.

📌Endereço:
Rua Laurindo José de Souza,188
Fortaleza da Barra
* Em frente ao Restaurante Rancho de Canoa

✔️ O QUE USAR:
Roupas esportivas com boa flexibilidade e alinhadas ao clima do dia.
Tênis ou botas de trilha.
Repelente

✔️ O QUE LEVAR:
Água e lanche de sua preferência.

♻️ Compromisso Ambiental