Atividades

Relatório da Ação Ambiental na UC Mona – Galheta
28 de outubro de 2022 -

Relatório da Ação Ambiental na UC Mona – Galheta

Você sabia que o pinus que vemos tomando conta das paisagens em Florianópolis é uma vegetação exótica e invasiva que impede o desenvolvimento da Mata Atlântica?

Além de prejudicar espécies nativas, o pinus resseca o solo, causando também problemas na gestão de bacias hidrográficas e ocasionando um grande impacto sobre os ecossistemas.

Com isso, o IMMA em parceria com o Conselho Consultivo GALSAN, convida a todos os interessados a participar dessa ação em prol da restauração da diversidade biológica do Morro da Galheta no dia 25 de outubro (terça-feira), com encontro marcado às 08:30h na sede do IMMA.

🗓 Data: 25 de outubro . Terça-feira
🕟 Encontro às 8:30h na sede do IMMA
📍 Endereço: Rua Laurindo José de Souza, 188, Barra da Lagoa

❗️Recomendações: ir de tênis/sapatos fechados, roupas confortáveis, levar repelente, garrafa d’água e lanche.

Entre em contato e confirme sua participação!
(48) 99607-2201 ou
(47) 98864-0640

Relatório

Como previsto nossa ação inicio as 08:30 da manhã no portal da trilha do Dólmen da Oração onde apresentei o projeto de restauração da Mata Atlântica do Morro da Galheta e as pesquisas nele realizada na área de Arqueoastronomia.

Contamos com a presença da equipe do Departamento de Unidades de Conservação da FLORAM, e do Centro de Atendimento  Socioeducativo – CASE com funcionários, professores e alunos, com membro do espaço AVIVA e de outros participantes.

Subimos apresentando a Trilha mostrando várias espécies que foram plantadas em ações anteriores fomos até o Dólmen da Oração, Pedra Virada e Menir Central descendo para o Caminho dos Reis onde demos continuidade a Ação de setembro passado.

Anelamos cerca de 50 Pinus adultos e cortamos alguns menores para não danificar a mata em estágio de crescimento avançado e também plantamos cerca de umas 30 mudas das seguintes espécies:

Aspidosperma sp. – peroba
Ocotea odorifera – sassafras
Cedrela fissilis – Cedro rosa
Cabralea canjarana – canjerana
Eugenia multocostata – araça-mulato
Magnolia ovata – baguaçu-da-mata